O Gigante do Automobilismo

[Total: 0    Média: 0/5]

e por trás de um grande homem? 

 

 

Existe um grande ser humano, interessado na preservação da genialidade, criatividade e a dimensão humana dentro de cada uma das pessoas que como ele contribuíram na construção de um mundo mais moderno e confortável, sem abrir mão do bem estar e as realizações individuais de cada pessoa.

“Existem mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam.” Essa é apenas uma das muitas frases famosas desse gigante do automobilismo. Frase essa que ele sempre teve como lema, pois se tem uma coisa que ele era, é ser persistente. 

Nascido em uma fazenda, trabalhava para o pai, onde era responsável pela manutenção de motores dos tratores. Foi ali que começou o seu interesse pela engenharia automobilística.  E ele foi longe… foi o primeiro a implantar um sistema de produção em série.

Ford viu que era muito mais rápido e barato produzir carros iguais. Segundo o sistema fordiano, o veículo passava por uma esteira e cada funcionário colocava uma peça, ou seja, fazia uma única coisa. Assim, um era responsável por colocar o pneu, outro a porta, outro o motor, outro pintar… parece muito comum hoje em dia, mas até ele desenvolver esse sistema não era assim que funcionava nas montadoras… por isso a revolução naquela época…

Neste sistema, um automóvel era montado em apenas 98 minutos. Ford produziu o seu primeiro automóvel em 1892. E o  modelo mais famoso foi o modelo “T”, também conhecido como “Ford Bigode”. Coisa mais, engraçada né… eu não digo feio porque muita gente pode gostar, só não faz o meu estilo…. Mas fez sucesso foi o veículo mais vendido no final do século XIX. O sucesso continuou, Henry Ford foi um grande inventor, chegou a registrar 161 patentes nos EUA, além de fundar a Ford Motor e criar o incrível “Greenfield Village Park”

Mas para mim seu maior desafio foi a construção de uma cidade inteirinha no meio da Amazônia naquela época, já pensou? Como esse cara levou todo o equipamento para o meio da floresta? Iluminação, telefone, até um hospital ele construiu lá…. Tudo isso para explorar o látex e produzir pneus. Pena que o sonho não deu certo… , mas mesmo assim, ele nunca desistiu…. o projeto só foi abandonado depois da morte do engenheiro americano em 1863. Afinal, lembra da frase lema dele, que comecei falando? Existem mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam. Então desistir não existia no dicionário dele.

Outra frase dele que eu gosto muito é:

“Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do sucesso”.

Para quem pensa, que a genialidade de Henry Ford se resume aOs seus feitos industriais, suas 161 patentes registradas, a invenção de sistemas produtivos, educacionais e gestão, pense de novo, pois um dos seus maiores legados para a humanidade, talvez seja aquela, que considero sua obra prima e que a família preserva e administra até hoje como o seu legado maior. Estou falando de THE HENRY FORD, que compreende um museu com toda memorabilia e história da sua trajetória, assim como um Parque Temático, único do seu gênero, que reune, não somente as suas magníficas invenções e feitos históricos, quanto as de outras dezenas de personalidades, mentes brilhantes, Americanos contemporâneos a ele, que inventaram e desenvolveram uma América que se tornaria uma líder mundial em diversas áreas do conhecimento, como aviação, agricultura, ferrovia e automobilismo.

Admin must set a Drive base folder, or uncheck Automatically append attachments folder on Pages/Posts/etc, in Settings -> Google Drive Embedder