AVENTURAS PELO MUNDO Cidades Fantasmas DIVERSOS HISTÓRIAS URBANAS PERSONAGENS URBEX PRÓXIMAS EXPLORAÇÕES

Japonês é o guardião de cidade fantasma na Amazônia

[Total: 2    Média: 3/5]

VELHO GUARDIÃO JAPONÊS NA AMAZÔNIA? EPERA AI, EXPLICA ISSO MELHOR…

Parece brincadeira né? Mas, não é, na cidade de Velho Airão, na Amazônia, um japonês cuida para manter a história desse lugar.

3 1024x670 _ Japonês é o guardião de cidade fantasma na Amazônia

A cidade que tinha como nome original Santo Elias do Jaú, Airão Velho, hoje é conhecida como a cidade fantasma do Amazonas. Fundada em 1694, ela foi a primeira povoação portuguesa as margens do Rio Negro. Essa foi uma das áreas mais importantes desde a descoberta do Brasil até a segunda Guerra Mundial. Isso porque Airão concentrava toda a produção de látex do alto Rio Negro, do Rio Jaú, dos seus afluentes, do Rio Branco e até de vilarejos perto de Boa Vista, em Roraima. Sendo assim, era a maior fonte de borracha para a fabricação de pneus e materiais cirúrgicos.

2 1024x768 _ Japonês é o guardião de cidade fantasma na Amazônia

 

Mas, como fim da guerra, os ingleses começaram a comprar látex da Malásia, e os produtores locais faliram. Com a decadência do ciclo da borracha os moradores foram aos poucos abandonando a cidade.

7 _ Japonês é o guardião de cidade fantasma na Amazônia

Para acelerar o processo de esvaziamento da cidade um político da época teria dito que a população estava sendo devorada por formigas de fogo e pediu a ajuda para mudar a sede do município. Se a história colou ou não a gente não sabe, mas a verdade é que a partir de 1950 a população começou a ser transferida para onde hoje é Novo Airão.O último morador deixou Airão Velho em 1985 …

6 709x1024 _ Japonês é o guardião de cidade fantasma na Amazônia

No entanto, o seu Shigeru Nakayama, um japonês, uma espécie de ermitão estaria lá hoje guardando a vila. Chegar as ruínas de Velho Airão não é nada fácil, são cerca de 3 horas de viagem em  uma lancha voadeira, partindo de Novo Airão.

4 _ Japonês é o guardião de cidade fantasma na Amazônia

Como toda cidade fantasma que se presa Airão Velho também tem suas histórias…. Outra possibilidade para os moradores terem abandonado a cidade seria por causa dos fantasmas de índios escravizados que vivem no local.

O que sabemos é que Airão Velho guarda nas suas ruínas camadas de histórias. Como pinturas rupestres deixadas por povos indígenas que habitaram o lugar há milhares de anos.

1 1024x768 _ Japonês é o guardião de cidade fantasma na Amazônia

Aqui os portugueses também construíram um importante entreposto comercial que iria crescer ainda mais com o ciclo da borracha no início do século passado. Mas, tudo isso hoje são apenas ruínas. Ruínas da igreja, da escola, das casas, dos prédios municipais e até mesmo do cemitério… Tudo sendo tomado pela floresta… Um labirinto de raízes e cipós.

8 _ Japonês é o guardião de cidade fantasma na Amazônia

 

LEIA MAIS AQUI:

A fúria dos Parques de Diversão do Japão

Admin must set a Drive base folder, or uncheck Automatically append attachments folder on Pages/Posts/etc, in Settings -> Google Drive Embedder