• Produção: Mundo Urbex

EPISÓDIO 04 - CACHOEIRA PAULISTA

Atualizado: Set 11

Uma das mais belas estações já construídas no Brasil. Um Monumento ao amor de um Jovem Inglês engenheiro por uma Brasileira.

O Engenheiro Inglês Newton Bennaton foi contratado para construir uma estação de Trens no período Imperial na cidade de Cachoeira Paulista e quando por lá chegou conheceu a sua futura esposa: A Brasileira Guilhermina Rosa Freire que vivia na cidade de Lorena,




O Jovem Inglês contratado pela corte Imperial Brasileira além de construir uma das mais belas estações de Trens que se tem notícia na época Imperial, também dedicou a obra a sua esposa .




A Velha Dama, Assim carinhosamente chamada, teve seu projeto e execução criado pelo arquiteto Inglês Newton Bennaton, que foi um dos grandes arquitetos da época imperial brasileira responsável por boa parte das edificações históricas do período.



A estrada de ferro, tinha a principal função de interligar as duas maiores estradas de ferro do Brasil: A estrada de Ferro do Rio de Janeiro a Dom Pedro II que saia do Tronco de Barra do Piraí : e a de São Paulo A Estrada de ferro SPR que saia do Brás, para escoar toda a produção brasileira para os portos e levar passageiros entre os estados de maior ascensão populacional.


Cachoeira Paulista, foi Inaugurada em 7 de julho de 1877, com muita festa, contou até com a presença da Princesa Imperial Isabel Cristina e do seu marido Conde D’Eu, além de toda a alta aristocracia da região.


A Estação teve uma participação importantíssima na Revolução de 1932, quando paulistas se levantaram em armas contra as tropas federais lideradas pelo Presidente Getúlio Vargas.




O grande problema dessa estação foi a diferença de bitolas nos trilhos, obrigando a mudança das mercadorias de um sistema, o que vinha do Rio de Janeiro a “Dom Pedro II” tinha 1,60m entre os trilhos, para outro, o que ia para São Paulo “A SPR” que tinha a bitola métrica com apenas 1 metro entre trilhos, tornando cada vez mais custoso o frete pelos trilhos, Logo após também o declínio do ciclo cafeeiro, as, e as políticas rodoviaristas que começavam a privilegiar as estradas, colaborou para o des-uso das Estações Ferroviárias no Brasil como um todo .




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