EMME

LIOCHI

MAC

JAQUE

LEANDRO

ALLE

Alexandre Ribeiro  1978  - 2019
 
Allê,  infelizmente nos deixou em 2019  mas sua Imagem estará para sempre conosco  em nossos corações e aventuras ! Salve Allê Urbex

A EQUIPE

 

Centrípeta é o nome de uma força que movimenta esse grupo de artistas, jornalistas, fotógrafos e historiadores, atraídos ao centro de questões importantes, como esta dos exploradores urbanos. Fazemos parte deste movimento incrível que acontece pelo Mundo, e temos a missão de não deixar desaparecer a história de lugares esquecidos que estão virando ruínas ou sendo demolidos por interesses diversos. Somos Criadores do site blog Mundourbex, um espaço dedicado a contar tudo o que acontece pelo mundo das descobertas urbanas, entrevistas, e acervos de lugares e  histórias esquecidas.


Os perfis e as regras:

Nos Estados Unidos a diversidade de grupos e ideologias fez com que muitos adotassem regras próprias de conduta, como “nunca divulgar a localização do lugar investigado”,uma forma de proteção e de preservação do lugar encontrado, o que se dava na maioria dos casos em que os Urbex invadiram lugares abandonados mas tidos como “privados”, Antigas Fábricas, Casas,e etc,

 


Mas atualmente outros Grupos Urbex de videomakers americanos já se preocupam com a preservação da história e produzem verdadeiros documentários a respeito dos lugares encontrados, prestando um excelente serviço a história mundial.

 



Em países como a Italia, Espanha,  Inglaterra e Alemanha,  já se nota um diferencial de atitudes e de escolhas na forma de explorar e divulgar os conteúdos encontrados,que tendem a serem mais focadas nos conteúdos históricos que até pouco tempo eram inacessíveis a população, por se tratar de lugares que abrigam reminecencias da guerra, antigos prédios e estruturas que foram abandonadas devido a crise internacional.

 



Aqui no Brasil  alguns grupos já praticam a exploração urbana há muito tempo em lugares históricos abandonados, o que diferencia muito da ideologia dos primeiros Urbex de invadir lugares “privados”, aqui a oferta e a diversidade de abandonos facilita a exploração em um tom diferenciado. Alguns grupos se localizam na região Sul e Sudeste e fazem desta prática um hobby aventuresco de oportunidade, aonde se investiga geografias próximas de forma subjetiva sem o compromisso histórico.

 



Formato:
Muitos Urbex utilizam codinomes e praticam a exploração em números reduzidos de parceiros, muito comum serem uma equipe de apenas 2.  Quase todos em sua maioria publicam suas descobertas nas redes sociais e trocam muitas informações sobre os lugares encontrados.  A imagens tendem a serem feitas de forma subjetiva com rápidas intervenções no melhor estilo selfie, planos longos e iluminados apenas por uma luz de lanternas proporcionam o mistério e a curiosidade necessária. Os Urbex nunca quebram, levam ou descaraterizam lugares explorados, que passam a ser sinônimo de verdadeiros santuários.

 

 

Redação : Mundo Urbex

Fale

com a gente

Mundo  Urbex ™

Criado e Produzido por

Centrípeta Filmes

55 11 99770 | 7871

Onde estamos

São Paulo - Brasil 

Ribeirão Pires 

Rua Felipe Sabbag | 177

CEP 09400-130

Envie

email