top of page
  • Foto do escritorProdução: Mundo Urbex

EPISÓDIO 07 - CONVENTO SÃO BOA VENTURA - RJ

Atualizado: 11 de set. de 2020

Em nossos episódios anteriores, já Exploramos uma Fábrica de cimento, as trilhas da Serra do Mar em Paranapiacaba desvendando a lenda da Noiva da Neblina, Cachoeira Paulista com sua incrível história na Revolução de 1932 agora neste episódio pegamos a estrada com nossos 4x4, para descobrir um pouco mais sobre este enigmático Convento de tantas histórias, de tantos mistérios que foi até a casa de Frei Galvão, canonizado pelo Papa em 2007, teria vivido ali em sua mocidade ainda quando noviço da ordem franciscana : Mundo Urbex.


Vista do Convento de São Boa Ventura | (foto: História de Itaboraí e região)


O conjunto Franciscano de São Boa Ventura, foi construído no Século XVII entre 1660 e 1670 sobre o comando de Frei Gonçalo da Conceição.

A edificação é gigantesca porque ali funcionou a escola religiosa onde Frades franciscanos realizavam missas, davam aulas e praticavam caridades. A Região onde se encontra, era a antiga Freguesia de Santo Antonio de Sá, que entre 1828 até 1836 sofreu com uma epidemia de cólera e malária dizimou a população obrigando os Franciscanos abandonarem o convento.



Logo após ele foi palco de muitos conflitos entre a coroa Portuguesa que decretou o fechamento em 1841. Tem muito mais história, mas é que essa região sempre teve uma vocação religiosa, chamada de distrito Porto das Caixas, datada de 1595 uma história de que ali, havia uma escultura de Cristo que chorou sangue!, vamos para a estrada, porque não foi nada fácil chegar até o Convento veja só...


Vista de Itaboraí : Foto: história de Itaboraí e Região.

Sabe o que me chama mais atenção ? Que os escravos nesta região já começavam a ter funções diferenciadas de trabalho ,quebrando o monopólio, eles não só atuavam nas lavouras de café e de cana de açúcar, mas em outras atividade, como olarias e alambiques, que eram necessárias para a vila comercial, inclusive em atividades ligadas ao convento. A vila começava a ter a função de prestação de serviços em paralelo as grandes monoculturas exportadoras.


Foto: História de Itaboraí e Região - Frente do Convento


Programa de Tv exibido semanalmente

Rede Minas - Todos os Domingos as 16:00h | Reexibição as Sábados 05:00h

Rede RBI - Todas as Quintas 19:30h |

Canal Rural - Todas as Quartas as 07:30h | Reexibição aos Sábados 08:30h

159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page