top of page
  • Foto do escritorProdução: Mundo Urbex

EPISÓDIO 05 - FAZENDA SÃO BERNARDINO

Atualizado: 9 de set. de 2020

Saiba tudo sobre a misteriosa fazenda misteriosa que era frequentada por Dom Pedro II na era imperial. Túneis secretos,, Incêndios criminosos, roubo de mobílias e as ruínas da história apresentadas aqui por Mundo Urbex.



Construída pelo português Bernardino José de Souza e Melo foi tombada pelo patrimônio histórico em 1951. A fazenda tinha cavalariças garagem para carruagens, senzalas, habitações para escravos e engenheiros de cana e mandioca. São 16 mil metros quadrados de área. Que foram destruídos pelo descuido do homem, porque até 1970 a propriedade ainda estava inteira, depois um grande incêndio a destruiu.




Algumas histórias bem controversas cercam o lugar, a primeira delas é que existia um túnel secreto, que era utilizado por Dom Pedro II para chegar de forma secreta a fazenda. Mas porque? Qual seria o motivo de tamanho segredo?



A segunda e a mais consistente. A fazenda servia como sede da maçonaria e residência de férias da família real em uma época que o segredo era essencial. O fato é que a fazenda guarda segredos que mesmo depois de tantos anos e abandono, ainda podem ser vistos em sua arquitetura e por relatos de pessoas que cuidaram da fazenda em seus últimos dias antes de um incêndio suspeito de ter sido criminoso. Mas porque? Qual o motivo de quererem essa propriedade destruída? Isso é o que vamos descobrir.


Programa de Tv exibido semanalmente

Rede Minas - Todos os Domingos as 16:00h | Reexibição as Sábados 05:00h

Rede RBI - Todas as Quintas 19:30h |

Canal Rural - Todas as Quartas as 07:30h | Reexibição aos Sábados 08:30h

286 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page