top of page
  • Foto do escritorProdução: Mundo Urbex

EPISÓDIO 06- PORTO IGUAÇU -RJ

Atualizado: 11 de set. de 2020

A primeira estrada Real do Comércio, Fórum, prédios públicos, porto de embarque e desembarque de passageiros, conexão com o alto da serra Mineira e muitas histórias sobre o lugar que hoje é praticamente um sítio arqueológico a céu aberto na região de Nova Iguaçu no Estado do Rio de Janeiro ; Veja tudo isso no episódio de hoje de : Mundo Urbex.


Vista do Porto Iguacu.


Desembarcamos na região de Nova Iguaçu no Estado do Rio de Janeiro, explorando as ruínas do que há mais de 300 anos foi a Velha Iguaçu, região importantíssima pela riqueza de produção de café, açúcar, mandioca, ouro e que hoje ainda se pode se encontrar alguns vestígios em ruínas históricas.

Logo após visitar os 2 cemitérios, pegamos a estrada rumo ao sitio arqueológico que ainda abriga o Porto de Iguaçu no Rio Iguaçu. Este porto foi o segundo mais importante do Estado do Rio, entre 1830 e 1860, Exportava-se Café, Feijão, tapioca, OURO, aliás muito ouro passou por ali vindo das Minas Gerais.


Sr. Alan, morador do Sítio onde estão as Ruínas do antigo Porto Iguaçu

A região da província de Minas Gerais utilizava este porto que ficava na então “Estrada Real do Comércio” a por considerar a rota mais segura para transporte de valores. Assim como muita coisa de valor passava por ali, muita gente importante, também passava, justamente por isso Dom Pedro II teria ali também como uma região estratégica cercada de cuidados especiais.


Dizem que neste lugar, que iremos visitar e que ainda tem as ruínas do Porto de Iguaçu, também tem um Túnel Secreto que era utilizado para levar ouro, da Fazenda São Bernardino, para o embarque secreto no Porto.. As terras estão dentro de um sítio que pertence ao Seu Alan, que nos recebeu e já foi logo abrindo a porteira para explorarmos os vestígios do porto.


Programa de Tv exibido semanalmente

Rede Minas - Todos os Domingos as 16:00h | Reexibição as Sábados 05:00h

Rede RBI - Todas as Quintas 19:30h |

Canal Rural - Todas as Quartas as 07:30h | Reexibição aos Sábados 08:30h

665 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page